Na biblioteca
java.util estão definidas importantes classes e interfaces de estruturas de dados para o desenvolvimento de aplicações, além de outros utilitários.
Assim, proponho neste
post tratar de algumas interfaces e suas respectivas implementações. Decidi, dividir em várias partes, para que não ficasse cansativo para mim e nem para quem está lendo.
Iterable é uma interface que está em
java.lang e define um único método: iterator(void)::
Iterator. Primeiramente, vamos discutir porque essa interface está em
java.lang. A resposta para essa pergunta é simples, pois, classes de diversas bibliotecas a implementam. Um objeto que implementa Iterator
possui a capacidade de iterar sobre a estrutura de dados corrente, posteriormente, explicarei as vantagens de objeto em determinados tipos de coleções e também ListIterator.
A interface Collection herda Iterable, definindo mais métodos para operar a estrutura.
A partir desta última interface existem dois subtipos, Set e List.
Set é uma coleção onde não é permitido elementos duplicados e nem garante a ordem de inserção dos mesmos. Suas implementações mais conhecidas são: TreeSet, HashSet, LinkedHashSet e EnumSet.
List
é uma coleção que permite elementos duplicados e garante a ordem de inserção dos mesmos. Suas implementações mais conhecidas são: Vector (legado), Stack (legado), ArrayList e LinkedList.
Abaixo, segue uma diagrama contendo esses tipos básicos de interface.

Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário